Santa Rita uniu nossos caminhos

Venho compartilhando por aqui a trama que envolve o mais novo projeto que vou lançar: o minidocumentário “Mãe Dôra e Santa Rita: fé e resistência Pankararu”. Contei como Santa Rita faz parte de minha vida e contextualizei onde o minidoc se passa. Hoje, vou compartilhar como tudo se junta neste trabalho.

Santa Rita é milagreira e Mãe Dôra é uma cabocla de muita fé. Ela é parteira e matriarca do Povo Pankararu, reconhecida por ser detentora dos saberes da sua cultura e intitulada Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco. Ela é envolvida com a tradição indígena e com o grupo da penitência. Herdou de seus antepassados a ciência sagrada e, ao longo de sua trajetória, zela pela valorização, preservação e transmissão dos saberes ancestrais.

Em 2019, Mãe Dôra sofreu um acidente de moto, que machucou seu joelho e desencadeou complicações graves. Entre cirurgias e curativos a sua mobilidade estava ameaçada. Mas, mais que isso, durante o processo pós-cirúrgico ela teve embolia pulmonar, que a colocou em risco iminente à vida. 

Mãe Dôra, então, se debruçou em preces para seus guias e protetores espirituais. Nesse processo, ela teve uma visão e recebeu a visita de Santa Rita na capela do hospital. Rogando por sua saúde, a santa das causas impossíveis lhe agraciou com resiliência e cura.

Desde o ocorrido, Mãe Dôra aprofundou sua devoção pela santa e, como promessa, assumiu o compromisso de oferecer anualmente, em 30 de maio, um almoço comunitário para celebrar e agradecer a graça alcançada.

Essa pagação de promessa acontece desde 2020. O minidocumentário é um registro de memória dos festejos acontecidos em 30 de maio de 2024 e 2025. Eu assino a direção e fotografia e, sob o meu olhar, junto de uma equipe de profissionais, compartilharei um pouco dessa rica vivência sertaneja de um Brasil bem brasileiro que resiste vivo no território Pankararu.

O minidocumentário “Mãe Dôra e Santa Rita: fé e resistência Pankararu” estreia dia 15 de outubro, às 13h20, no meu canal do Youtube: www.youtube.com/raquel.ireokan . Ative o lembrete, compartilhe e venha assistir esse encontro de espiritualidade, cultura e ancestralidade.

[PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DA POLÍTICA ALDIR BLANC DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TACARATU/PE.]

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *