No sertão pernambucano, a fé se mistura à vida

Contei como Santa Rita entrou em minha vida e agora te convido a se deslocar até o sertão pernambucano, onde a fé se envolve com o cotidiano e com os modos de vida (re)criando narrativas de um Brasil caboclo.

O minidocumentário “Mãe Dôra e Santa Rita: fé e resistência Pankararu” se passa na aldeia Brejo dos Padres, no Território Indígena Pankararu, no município de Tacaratu/PE. Entre as tradições indígenas, hoje também faz parte da cultura a devoção a santos católicos. Pelo viés do catolicismo popular, a espiritualidade é celebrada e mantida em comunidade.

Na aldeia há grupos de penitentes que mantêm aceso os ensinamentos deixados por Padrinho Padre Cícero e por beatos e beatas, como Padrinho Pedro Batista e Madrinha Dodô. Com rosário nas mãos e joelhos no chão, entoam-se benditos, rezas e ofícios que marcam diferentes ritualísticas ao longo do ano.

Há também os dias de festejos aos santos e santas: N. S. da Saúde, São Jorge, Santa Luzia, N.S. da Boa Morte e muitos outros. O festejo de Santo Antônio, padroeiro Pankararu, são 13 dias intensos de amor, festa e devoção. E há o dia da festa da protagonista do mindoc: Santa Rita.

Santa Rita foi santificada ainda em vida. Sua trajetória é peculiar e de muita resistência. No território Pankararu, com calendário próprio, seu dia é celebrado em 30 de maio. Essa data abre a temporada dos festejos juninos, que celebra N.S. da Conceição, segue com a trezena de Santo Antônio até 13 de junho e finda com São João e São Pedro no fim do mês.

Esses festejos são tradições religiosas comunitárias com muita reza, alegria e fartura. São oferecidas refeições para os tocadores que chegam com pifes e zabumbas para cumprir sua missão com os santos e animar o povo. Todes comungam da comida, bebida e animação.

Há 5 anos, Santa Rita passou a ser celebrada por Mãe Dôra depois de uma cura intercedida, após um acidente com graves complicações. Desde então, ela abre sua casa anualmente e oferece um almoço comunitário para agradecer a graça alcançada.

O minidocumentário retrata momentos dessa festa nos anos de 2024 e 2025. O lançamento será dia 15 de outubro no meu canal do YouTube. Acompanhe!

#fé #parteiratradicional #povosindígenas #pankararu #santarita #sertão #cultura #resistência

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *